IAPO - Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology

Otoscopia

 

Otoscopia e um Diagnóstico
 mais Acurado das Otites 


Com a Medicina com Base em Evidências, o conhecimento médico-científico está se solidificando. No entanto, algumas questões ainda se encontram em discussão.

Em relação à saúde otológica das crianças, a otoscopia tem se consolidado como uma das ferramentas principais para o diagnóstico de pelo menos dois problemas frequentes, com impacto social significativo:

1. o diagnóstico da Otite Média Aguda: a principal
causa de prescrição de antibióticos na esfera pediátrica;

2. o diagnóstico da Otite Média com Efusão: a causa  mais frequente de déficit sensorial auditivo, podendo comprometer o desenvolvimento da linguagem oral e a inclusão social das crianças. 

Por outro lado, a realização inadequada da otoscopia, pode gerar erros no diagnóstico e tratamento, levando a:

1. um diagnóstico inadequado da Otite Média Aguda onde não existe esta patologia, como por exemplo, no caso de hiperemia da membrana timpânica causada pelo choro de uma criança com um simples resfriado, gerando prescrições desnecessárias de antibióticos (falso positivo); 

2. um diagnóstico não firmado da Otite Média com Efusão, pela ausência clínica dos sinais e sintomas (falso negativo);

3. um diagnóstico inadequado de qualquer forma de otite média (aguda, com efusão ou crônica), na presença de cerúmen. Esta situação, por mais simples que possa parecer, é objeto de inúmeras prescrições inadequadas. 

Nosso compromisso médico e acadêmico nos levou a desenvolver esta competência para realizar uma OTOSCOPIA adequada nas crianças, ajudando no diagnóstico mais acurado das patologias a ela relacionadas. 

 

Mapa do Site

GN1

© Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology - 1995-2019 - Todos os direitos reservados

Rua Mato Grosso, 306, Higienópolis, Conj 1511 - São Paulo/SP - CEP 01239-040 - Tel: (11) 3283-3396 | (11) 3283-4645 | (11) 3259-4112 | (11) 3255-7630