Dr. Ricardo Neves Godinho



Curricullum Vitae

Dr. Ricardo Neves Godinho

e-mail: drricardogodinho@gmail.com
Telefones: (31) 97587-1000 /

O Dr. Ricardo Godinho formou-se pela Faculdade de Medicina da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, em 1992.

Nos anos de 1993 a 1996, especializou-se em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas dessa mesma Universidade.

Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - Associação Médica Brasileira.

Realizou pesquisas sobre perda auditiva e otite em crianças e adolescentes durante seu Mestrado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Durante os anos seguintes, desenvolveu pesquisas do seu doutorado enquanto cuidava de seus pacientes.

O interesse especial por crianças e adolescentes com problemas dos ouvidos, nariz e garganta levou-o a continuar seus estudos nos Estados Unidos.

Como parte de suas atividades do Doutorado (PDEE-CAPES), realizou pesquisas sobre perda auditiva e malformações da orelha e da face no Departamento de Genética da Harvard Medical School em Boston - Estados Unidos. Neste período recebeu o prêmio William P. Potsic de melhor pesquisa em Ciências Básicas da ASPO - American Society of Pediatric Otolaryngology. Sua pesquisa foi publicada no The New England Journal of Medicine, a mais influente revista de pesquisas em medicina.

Durante os anos de 2000 e 2001 desenvolveu o Research Fellowship acompanhando as atividades clínicas e cirúrgicas do Departamento de Otorrinolaringologia Pediátrica do Massachusetts Eye and Ear Infirmary da Universidade de Harvard e realizou pesquisas sobre o tratamento cirúrgico das infecções e tumores do ouvido.

Quando retornou ao Brasil, tornou-se o primeiro otorrinolaringologista da região sudeste a se dedicar exclusivamente ao tratamento de crianças com problemas do ouvido, nariz e garganta.

MBA em Gestão de Negócios - PUC Minas.

Coordenador Administrativo do IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas em Sete Lagoas - MG (2005 - 2015).

Como Diretor da IAPO - Interamerican Association of Pediatric Otolaryngology desenvolveu o website www.iapo.org.br. Este site conta com uma importante biblioteca virtual em português, inglês e espanhol e se tornou o site mais visitado da especialidade.

Compõe o grupo de editores dos Manuais da IAPO, com avanços da Otorrinolaringologia Pediátrica e sua aplicação na prática clínica. Editados anualmente em português, inglês e espanhol, os Manuais têm sido distribuídos para médicos de todos os continentes.

Em parceria com a Profa. Dra. Tania Sih, publicou o Guia de Orientação para os Pais: Cuidando dos Ouvidos Nariz e Garganta das Crianças. O livro ilustrado foi editado em 8 idiomas. (www.otorrinopediatria.com.br).

Revisor, desde 2005, da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a mais importante da América Latina.

Escreveu vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Editou mais de 30 livros e escreveu mais de 50 capítulos em livros nacionais e em livros de língua inglesa e espanhola. (http://lattes.cnpq.br/7864526947354529).

Membro fundador da ABOPE - Academia Brasileira de Otorrinopediátrica.

Coordenou o Serviço de Otorrinopediatria do CENTRARE - Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e de Deformidades Craniofaciais da PUC Minas no Hospital da Baleia em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Coordenou o projeto para criação do Curso de Medicina, foi Chefe do Departamento de Medicina e Coordenador do curso médico da PUC Minas.

Foi idealizador e Professor da Disciplina de Qualidade de Vida, Gestão Pessoal e da Carreira Médica - Curso de Medicina PUC Minas.

Foi Professor do Mestrado de Biotecnologia e Gestão da Inovação - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Professor de Otorrinolaringologia do Curso de Medicina da PUC Minas.

Professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.




 Voltar 

Copyright 1995-2018 © Otorrinopediatria