Dor de ouvido na otite média
A otite média aguda é uma inflamação do ouvido ou orelha média, causada por um microorganismo (vírus ou bactéria).

A inflamação é a resposta do nosso organismo a uma agressão causada por vírus, bactérias ou outros agentes agressores. Essa resposta é liderada pelas células de defesa do nosso sangue, que são conhecidas como glóbulos brancos. A inflamação gera dor, febre e produz um líquido dentro do ouvido. Esse líquido pode ser mucoso, purulento etc....

A otite geralmente causa dor de ouvido e febre. Nas crianças pequenas, devemos prestar atenção na presença de choro ao ingerirem líquidos (sucção de leite materno, mamadeira), nas alterações do hábito alimentar e na irritação. A otite também pode causar zumbido ou sensação de ouvido tapado e, se não adequadamente tratada, alteração da audição.

Nas crianças, a otite costuma ser precedida de um episódio de gripe ou resfriado.

Quando o médico faz o diagnóstico de uma otite aguda causada por bactérias, em geral prescreve um antibiótico e remédios para dor e/ou febre. O uso dos antibióticos nesse tipo de infecção aguda é indicado para eliminar a bactéria e para evitar algumas complicações, como a perfuração do tímpano ou até mesmo a meningite ou a mastoidite. Não se esqueça de dar a seu filho o antibiótico nos horários corretos e durante todo o período recomendado pelo médico.

O uso de gotas no canal ou conduto auditivo não é indicado para tratar dor de ouvido nessa situação.

Calor local (pano seco e quente) e analgésicos por via oral ajudam a minimizar a dor de ouvido.




 Voltar 

Copyright 1995-2018 © Otorrinopediatria