IAPO - Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology

Mensagem e Aspectos Inovadores

O III Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2019, apresenta uma proposta ainda mais fundamentada no rigor científico e com aplicação imediata na prática médica centrada no paciente e sua família.

Durante o evento realizado em 2016, 350 pediatras e otorrinolaringologistas tiveram a oportunidade de participar ativamente das discussões com 35 especialistas formadores de opinião. O modelo tradicional de aulas expositivas foi substituído por sessões de reflexão sobre temas selecionados envolvendo a participação de dois otorrinolaringologistas e dois pediatras. Em algumas sessões ocorreu a participação de alergista, neurologista pediátrico, dentista e fonoaudiólogos. As reflexões foram orientadas pelo moderador e a participação da plateia foi assegurada, de forma inovadora, na discussão de todos os temas.

O Curso de Imersão da IAPO será realizado no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei Contorno, Belo Horizonte. Contamos com sua preciosa participação!

Ricardo Godinho e Tania Sih
Coordenadores do Curso

 

CURSO DE IMERSÃO COM ASPECTOS INOVADORES
Problemas dos ouvidos, nariz e garganta mais prevalentes e mais importantes

 
Medicina de Precisão
Medicina com Base em Evidências: Guidelines, Consensos, Revisões Sistemáticas
Reflexões contextualizadas e contrastadas
Participação ativa da plateia nas sessões
Temas e Práticas Especiais
Gamification e Premiação
 
 

CURSO DE IMERSÃO COM ASPECTOS INOVADORES

Os problemas dos ouvidos, nariz e garganta mais prevalentes e os mais importantes serão as principais referências da programação científica. Seguindo a inspiração da Medicina de Precisão e as tendências da Educação Médica, as reflexões ocorrerão de forma contextualizada e contrastada, envolvendo comorbidades e aspectos sociais e econômicos. Este modelo inovador de evento científico também contará com momentos de gamification envolvendo os participantes, e portanto, com maiores chances de transformação da prática médica.

 
 

Modelo tradicional

Modelo Inovador:
Contextualizado/Contrastado

Atualização no diagnóstico e tratamento da otite média aguda A criança no berçário com resfriados frequentes e apresentado episódios recorrentes de otite média aguda
Atualização no diagnóstico e tratamento da Sinusite Aguda Bacteriana na Infância Como tratar a criança com sinusite aguda bacteriana que apresenta alergia a amoxicilina e que não respondeu ao tratamento com cefalosporina de segunda geração
Atualização no diagnóstico e tratamento das Rinites Como planejar o tratamento de uma criança com rinite alérgica perene e que apresenta hiperplasia das amigdalas e adenoides
 
 

PARTICIPAÇÃO ATIVA DA PLATÉIA NAS SESSÕES

Nos eventos científicos tradicionais, predomina-se o modelo de aulas expositivas centradas no palestrante, sem abertura para a participação da plateia. Algumas mesas redondas oferecem a oportunidade para o encaminhamento de perguntas para serem debatidas ao final da sessão. Muito frequentemente, tais sessões são encerradas com a seguinte recomendação: “os debatedores ficarão disponíveis para responder as perguntas não contempladas”...

No Curso de Imersão da IAPO, o moderador também estimulará a participação e a interação da plateia com os debatedores NAS SESSÕES. Os pediatras e otorrinolaringologistas presentes na plateia serão atores principais e contribuirão para a construção do significado das reflexões e com a aplicação dentro da realidade individual de cada profissional. As perguntas e temas pertinentes colocados pelos participantes serão norteadores do debate e favorecerão a construção do contraste entre realidade e ciência, que será apresentada pelo moderador ao final de cada sessão.

 
 

GUIDELINES, CONSENSOS E REVISÕES SISTEMÁTICAS E PRÊMIOS

O balizamento que induzirá as discussões são os Guidelines e Consensos relacionados aos temas em debate. O moderador terá papel fundamental na condução das reflexões. Além de expor os temas contextualizados, apresentará para os participantes o alinhamento ou diferenças que possam ocorrer entre o que está recomendado pelos Guidelines e Consensos, a experiência de cada debatedor e a realidade de cada paciente.

A Comissão Científica identificou as principais referências científicas/artigos (Guidelines, Consensos, Revisões Sistemáticas) que induzem as melhores práticas relacionadas aos temas que serão estudados. Os debatedores serão responsáveis pela confrontação entre a interface da medicina com base em evidência e a interface da sua própria prática profissional.

Além disso, os pediatras e otorrinolaringologistas que participarão do Curso de Imersão também receberão tais artigos e serão convidados a participar dos pré e pós-testes de cada sessão. Os melhores resultados serão premiados!

 
 

TEMAS E PRÁTICAS ESPECIAIS

Temas e práticas especiais também terão espaço e serão abordados sob a orientação da medicina centrada no paciente, da experiência multi-profissional e contrastados com valores pessoais e com a medicina com base em evidências.

 
 
 
 

Temas e Práticas Especiais

Medicina Complementar e Medicina Alternativa

Práticas complementares a Medicina

Relação Médico/Paciente/Família/Modelos de Atenção a Saúde

 
 
 
 

O Curso de Imersão Cuidando dos Ouvidos, Nariz e Garganta das Crianças se orientará pela realidade de cada paciente e sua família e pela fronteira do conhecimento médico contribuindo com a construção da arte da prática médica.

 
 
 
 

TEMAS PARA REFLEXÃO

  • Otite Média Aguda: Quando Usar o antibiótico? Posso tratar a otite média aguda sem antibiótico? O que fazer nas otites recorrentes?
  • Quando e como usar medicação injetável para tratar IVAS de etiologia bacteriana
  • Crianças com infecções respiratórias recorrentes: o que funciona e o que não funciona
  • Obstrução nasal no recém-nascido, no lactente e no escolar: rinites inflamatórias, infecciosas, vasomotoras e alergias
  • Qual é a melhor forma de lavar o nariz do recém-nascido, lactente e escolar?
  • Corticoterapia nasal na infância: deveria usar mas não posso usar...
  • Síndrome do Respirador Oral: o papel do pediatra, do otorrino, do fonoaudiólogo e do dentista
  • Quando os pais e o pediatra tem medo da cirurgia da amigdala e da adenoide: o que podemos fazer pela criança?
  • Crianças Especiais e os problemas das amígdalas, adenoide e dos distúrbios respiratórios do sono
  • Criança com Síndrome de Down: doença respiratória residual pós-cirurgia das amigdalas e adenoide, polissonografia e sonoendoscopia
  • Laringites na Infância: O papel do Pediatra e do Otorrino
  • Problemas da Laringe: a criança com estridor agudo, recorrente, as supraglotoplastias e a reconstrução laringotraqueal
  • Via Aérea reunida = Pediatras e Otorrinos reunidos:
  • Alergia Respiratória, IVAS e Infecções recorrentes
  • Rinite ou Sinusite? Lavagem Nasal, Corticoides, Antibióticos ou Cirurgia?
  • Amigdalite Aguda: casos difíceis; O que fazer nas amigdalites recorrentes?
  • Amigdalite viral ou bacteriana: critérios clínicos e o teste rápido para o estrepto
  • Problemas de Audição da criança: a triagem auditiva, o tubo de ventilação e o implante coclear
  • Problemas de Audição e impacto na comunicação, atenção, linguagem oral e desempenho escolar
 
 

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